segunda-feira, 2 de julho de 2012

Classificação dos Seres Vivos / Que ordem é essa?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como os sistemas de classificação permitem uma compreensão mais clara do objeto de estudo; Perceber a relação entre a evolução (grau de parentesco) e a classificação dos seres vivos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características dos seres vivos; Levantamento do nome de seres vivos das mais variadas formas, conhecidos pelos alunos.
Estratégias e recursos da aula
Inicie a aula perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_01.JPG
Para iniciar a aula o professor realiza uma atividade que representa o processo de classificação através de uma simulação, utilizando conjuntos de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes, previamente preparados.
Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as como apresentado na foto. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2 triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos.

Distribua um conjunto de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido).
Deixe as equipes livres para decidir de que forma realizarão a classificação das peças, o que pode ser feito de maneiras diferentes: inicialmente por cor e depois por forma e tamanho ou inicialmente por forma e depois por tamanho e cor ou ainda de outras formas.
Dica! – Nesta atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos seres vivos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_02.JPG
Faça um levantamento com os alunos sobre situações do dia a dia em que podem ser o bservadas cla ssificações , como por exemplo, em supermercados, lojas, em casa (no guarda-roupa) na biblioteca, e várias outras.
Explore qual a finalidade de todas essas classificações!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_03.JPG
Considerando a importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma classificação dos mesmos.
Se, para classificar os seres vivos levamos em conta suas semelhanças e seu grau de parentesco, chegamos à unidade de classificação que é a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário